quarta-feira, 27 de abril de 2016

Peito de Frango Recheado com Queijo Quark e Sementes

O queijo quark está na moda e é bastante versátil. Tem um elevado nível proteíco e um baixo valor de gorduras. Pode ser usado como substituto do iogurte pois é semelhante ao iogurte grego natural, ou até mesmo substituto das natas. Já não dispenso este produto!


Ingredientes:
peito de frango
queijo quark
mistura de sementes
sumo de limão
sal e pimenta
cominhos
pimentão doce
batata doce
azeite
cebola


Preparação:
  1. Cortar o bife de frango ao meio tipo livro
  2. Temperar com sumo de limão, sal, pimenta e cominhos
  3. Rechear com queijo quark e sementes
  4. Colocar cebola às rodelas num tabuleiro refractário com azeite
  5. Colocar o peito de frango sobre a cebola e cobrir com queijo quark e sementes
  6. Polvilhar com pimentão doce
  7. Adicionar a batata doce às rodelas
  8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por +/- 40 minutos

domingo, 24 de abril de 2016

Panquecas de Aveia e Banana

Amanhã é feriado, dia de acordar mais tarde, que tal fazer umas panquecas? E se forem saudáveis e rápidas de preparar, ainda melhor!
Depois de vos ter mostrado como podem fazer manteiga de amendoim caseira e saudável, fiquei de vos dar a receita das panquecas. E aqui está!


  1. Triturar tudo 
  2. Untar uma frigideira
  3. Levar um pouco de massa ao lume
  4. Cozinhar dos dois lados
(eu recheei com maçã e manteiga de amendoim caseira, ver receita aqui)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Como fazer manteiga de amendoim?

Que a manteiga de amendoim está na moda, ninguém pode questionar isso. Um produto usado já há tanto tempo pelos americanos, e que dizem ser tão saudável e nutritivo. Mas se fosse assim tão saudável, os americanos não seriam tão obesos, certo? (ahaha) Pois o problema está nas manteigas industrializadas que encontramos à venda nos supermercados. Essas estão carregadinhas de açúcar e conservantes! Mas como a manteiga de amendoim agora está na moda, já é relativamente fácil encontrar à venda a versão natural em alguns sites. No entanto, é tão fácil mas tão fácil fazermos a nossa própria manteiga de amendoim! A sério que fiquei surpreendida!



Comprei amendoins torrados com casca, descasquei (claro que podem comprar já descascados mas sem sal!), coloquei no 1 2 3, triturei, e em 2 minutos tinha a minha manteiga de amendoim. Não adicionei qualquer gordura, à medida que se tritura os amendoins estes libertam os próprios óleos e é suficiente para se transformar em manteiga. Com 200g de amendoim descascado obtive uma generosa quantidade de manteiga.
Mas não vos quero levar ao engano... se estão habituados à manteiga de amendoim do supermercado (eu também já a comi), esta não é doce! Nos entanto, para mim é bastante saborosa e viciante! Para os mais gulosos podem sempre adicionar mel.
No dia a seguir a ter feito a manteiga de amendoim, fui logo fazer umas panquecas para a usar!

 
Querem também a receita das panquecas?

terça-feira, 19 de abril de 2016

Bife Recheado com Ovo

Esta receita é bastante saborosa e pode ser feita com o bife da vossa preferência.
Optei por servir com arroz basmati, um arroz com baixo índice glicémico. O que significa que proporciona uma libertação gradual de energia, evitando picos de insulina, que estão envolvidos com o armazenamento de gordura.  Para além disto, ainda reduz o mau colesterol, é uma importante fonte de energia, sobretudo antes da prática de actividade física, e ainda reduz o cansaço e a fadiga. Só bons motivos para consumirmos arroz basmati, para além claro, de ser super aromático, sendo o meu arroz preferido.


Ingredientes:
bife
ovo cozido
cominhos
pimenta
sal
cebola
dentes de alho
azeite

Preparação:
  1. Temperar o bife com sal, pimenta e cominhos
  2. Colocar o ovo cozido em cima do bife e enrolar este. Usar um palito, se necessário, para fechar o bife
  3. Num tabuleiro refractário, colocar cebola às rodelas, alho picado e regar com azeite
  4. Colocar o bife sobre a cebolada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante +/- 30 minutos

domingo, 17 de abril de 2016

Jardineira de Seitan

Nunca tinha cozinhado seitan e que me lembre nunca tinha se quer comido. Por isso fui um pouco a medo e sem saber que sabor esperar. Mas fui agradavelmente surpreendida. Embora esteja longe de saber a carne, é uma boa forma de variarmos a nossa alimentação, e não comermos tantas vezes carne.
 Há por aí fãs de seitan ou quem dispensa por completo este alimento?




Preparação:
  1. Refogar a cebola e o alho num fio de azeite
  2. Adicionar o tomate cortado aos pedaços, a cenoura às rodelas, o feijão verde e a batata doce cortados aos pedaços, e o seitan aos cubos
  3. Refogar um pouco e depois juntar água
  4. Temperar com sal e pimenta
  5. Cozinhar durante +/- 20 minutos